[Cine-Pipoca Review] Dear Family (2024)

Sinopse: Norimasa Tsuboi é dono de uma pequena fábrica em uma cidade, casado com Yoko e tem três filhas - Nami, Yoshimi e Sumi. Sua filha do meio, Yoshimi, tem uma doença congênita no coração, e o diagnóstico que os médicos deram, é que ela não viveria até os 20 anos de idade. Norimasa e Yoko não aceitam o fato, e ele começa a estudar alguma forma para prolongar a vida da filha, mesmo não tendo nenhum conhecimento na área de medicina. (Resumo via AsianWiki)

Ficha Técnica: Direção: Sho Tsukikawa. Roteiro: Tamio Hayashi. Obra original: baseado no livro "Atomu no Shinzou - Dear Family - 23 Nenkan no Kiroku", de Hidetoshi Kiyotake (ed. Bunshun Bunko). Planejamento: Kazuaki Kishida, Ryo Ohtaki, Yusuke Ishiguro. Produtor: Yoshihiro Kubota. Produtores Executivos: Hisashi Usui e Tokuji Hasegawa. Produtores Criativos: Minami Ichikawa e Tami Ihara. Co-produtores: Taichi Ueda, Masashi Takizawa, Hiroyuki Araki, Yoshirou Hosono, Ayumi Itoh (Cue Creative), Sumio Atsuji, Tatsurou Fujii, Hiroki Kibe, Takeshi Ono, Yoshinori Ida. Produção em Linha: Toshio Tanaka. Fotografia: Kousuke Yamada. Arte: Hidefumi Hanatani. Som: Fumihiko Yanagiya. Iluminação: Masahiro Kimura. Edição: Junnosuke Hogaki. Auxiliar de direção: Show Makino. Responsável de produção: Yasunobu Takahashi. Decoração: Daijiro Koyama. Estilista: Minori Shinzaki. Cabelo e Maquiagem: Hiromi Momose. Efeitos Especiais: Masaya Kitada. Supervisor de VFX: Kosuke Kamata. Scripter: Ayumi Nakamura. Produção Musical: Yui Arima. Produção de Marketing: Yoichi Hayashibara. Supervisão: Nozomu Aida. Música: Shu Kanematsu. Música-tema: "Dear" por Mrs. GREEN APPLE (Universal Music Japan/Emi Records). Companhia Produtora: Toho Studios. Distribuidora: TOHO. Produtores Associados: TOHO e WOWOW. Produção Geral: Comitê do Filme "Dear Family" (TOHO, WOWOW, Amuse, SDP (Stardust Pictures), CREATIVE OFFICE CUE, JR Tokai Agency, Television Aichi, Dentsu Meitetsu Communications, Mainichi Shimbun, Chunichi Shimbun).

Elenco: Yo Oizumi (Nobumasa Tsuboi), Miho Kanno (Yoko Tsuboi), Riko Fukumoto (Yoshimi Tsuboi), Rina Kawaei (Nami Tsuboi), Miu Arai (Sumi Tsuboi), Shuhei Uesugi (Hajime Sasaki), Eri Tokunaga (Reiko Yanagi), Shinnosuke Mitsushima (Jun Sakurada), Naho Toda (Yuki Kawano), Kasumi Arimura (Yuko Yamamoto), Hokuto Matsumura (Susumu Tomioka), Ken Mitsuishi (Eiji Ishiguro).

Estreiou nos cinemas no dia 14 de junho de 2024.

Baseado na vida real da família Tsutsui, que tinha uma pequena fábrica de materiais plásticos e, para salvar a vida da filha do meio que sofria de uma doença congênita no coração, pesquisaram sobre a possibilidade de fabricar um coração artificial mesmo tendo zero conhecimento de medicina, o que no final, junto com pesquisadores da Universidade Feminina de Medicina de Tóquio, conseguiram fabricar um cateter para angioplastia que fosse compatível para os japoneses (e posteriormente para asiáticos), já que o modelo fabricado nos EUA não era compatível para o organismo oriental.

A história foi matéria de dois programas transmitidos pela CBC TV (sobre o uso do cateter) e pela Aichi Television (sobre a vida da família Tsutsui). O filme foi baseado no livro jornalístico de Hidetoshi Kiyotake e publicado em fevereiro de 2024.

Pontos Abordados no Filme:

- Determinação em procurar informações a respeito de assuntos de medicina, algo que a família nem sabia;

- A ajuda veio de quem menos se esperava;

- Embora fosse algo que beneficiasse somente uma pessoa, no final acabou salvando muitas vidas, o que realmente importava para a própria filha.

Personagens Principais - Família Tsuboi

- Nobumasa Tsuboi (Yo Oizumi): Dono de uma pequena fábrica de materiais plásticos, casado com Yoko e tem três filhas. Quando sua filha do meio, Yoshimi, recebe o diagnóstico de que viveria até os 20 anos dado à doença cardíaca, não aceita e passa a estudar sobre a possibilidade de fabricar um coração artificial de tamanho compatível com o padrão japonês para salvar a vida da filha. Se reergueu quando teve a ajuda do pesquisador Susumu Tomioka para desenvolver um cateter para angioplastia de tamanho compatível para o corpo japonês.

- Yoko Tsuboi (Miho Kanno): Esposa de Nobumasa e mãe das três filhas. Trabalha na empresa do esposo. Junto com Nobumasa, ajudou a procurar uma saída para prolongar a vida da filha, dando apoio à ele mesmo quando quase entregando os pontos por não conseguirem o resultado desejado.

- Yoshimi Tsuboi (Riko Fukumoto): Filha do meio de Nobumasa e Yoko. Nasceu com um problema congênito no coração, o que não poderia fazer muito esforço, mas vivia bem com a família e as irmãs. Quando tinha 10 anos, recebeu o diagnóstico de que não viveria até os 20 anos, o que levou Nobumasa a procurar algo que prolongasse sua vida. 

- Sumi Tsuboi (Miu Arai): Filha mais nova de Nobumasa e Yoko.

- Nami Tsuboi (Rina Kawaei): Filha mais velha de Nobumasa e Yoko. Por ser a primogênita, deu maior suporte na decisão de seus pais em fabricar um coração artificial e salvar a vida da irmã.

Outros Personagens Relacionados:

- Hajime Sasaki (Shuhei Uesugi): Pesquisador na Universidade de Tóquio, na área cardiorrespiratória. Colega de Tomioka. Impressionado com a proposta de Nobumasa na fabricação de um coração artificial, se dispôs em pesquisar e estudar sobre o assunto.

- Reiko Yanagi (Eri Tokunaga): Pesquisadora na Universidade de Tóquio, na área cardiorrespiratória, é colega de Tomioka e Sasaki. Dedicou-se no trabalho de pesquisa na fabricação de um coração artificial.

- Jun Sakurada (Shinnosuke Mitsushima): Orientador da Universidade. Vendo os esforços de Nobumasa junto com os pesquisadores, dá conselhos e orientação para o projeto.

- Yuki Kawano (Naho Toda): Mãe de uma menina da mesma idade que Yoshimi, que dividiam o mesmo quarto de hospital por ter também doença congênita do coração.

- Yuko Yamamoto (Kasumi Arimura): Repórter que entrevistava Nobumasa Tsuboi sobre o sucesso da criação de um balão cateter intra-aórtico (IABP) e os motivos que o levaram a realizar tal procedimento. No final da entrevista, Yamamoto revela a Nobumasa que foi uma das pacientes que teve a vida salva graças ao IABP.

- Susumu Tomioka (Hokuto Matsumura): Pesquisador na área cardiorrespiratória na Universidade de Tóquio. A princípio não colocava tanta confiança no projeto proposto por Nobumasa, mas depois de perceber o quanto ele estava se esforçando em criar o coração artificial, Tomioka passou a ajudá-lo, tanto que foi que sugeriu a Nobumasa a desenvolver um balão cateter intra-aórtico para o tamanho japonês.

- Eiji Ishiguro (Ken Mitsuishi): Professor da Universidade de Tóquio na faculdade de Medicina. Embora estivesse apoiando a idéia de Nobumasa sobre a criação de um coração artificial, estava entrando em conflito com ele em relação ao seu uso prático.

Trivia e Curiosidades:

- A família que inspirou o filme, é Tsutsui. Nobumasa Tsutsui tinha uma fábrica de produtos plásticos, a Tokai Kobunshi Kagaku, que ficava na cidade de Kasugai, província de Aichi. Hoje, a empresa chama-se Tokai Medical Products, cujo produto principal é o balão cateter intra-aórtico.

- A filha Yoshimi Tsutsui nasceu em 1968. Quando tinha nove anos de idade, teve o diagnóstico de que o problema congênito no coração não teria cura, e o risco de cirurgia seria muito grande, e viveria perto dos 20 anos de idade. Antes disso, a família tinha economizado cerca de 20 milhões de ienes (na época) para que realizasse a cirurgia em algum hospital, e cogitaram até nos Estados Unidos. Yoshimi viveu até os 23 anos, o que possibilitou ela presenciar o sucesso de sua família em fabricar o IABP e ter uso em diversos hospitais.

- Embora o IABP não poderia ser aplicado em Yoshimi, dada a sua condição de saúde, o fato de que a invenção adaptada de seu pai tenha salvado várias vidas, que era o desejo da filha, e a frase "Fazer possível para salvar mais vidas" se tornou o lema da empresa.

- A entrevista que Yuko Yamamoto (Kasumi Arimura) faz para Nobumasa Tsuboi (Yo Oizumi) no início do filme, se passa entre 1989 e 1990, quando a empresa se tornou famosa por fabricar balões IABP e que estaria sendo referência na área de medicina. No final, Tsuboi estava indo na cerimônia da maioridade da filha Yoshimi.

- O filme foi anunciado no final de novembro de 2023, informando o diretor, Sho Tsukikawa e os atores que interpretaram a família Tsuboi - Yo Oizumi, Miho Kanno, Riko Fukumoto, Rina Kawaei e Miu Arai. O livro, onde o filme foi baseado, foi publicado em fevereiro de 2024, mas foi através das entrevistas que o autor do livro, Hidetoshi Kiyotake havia feito durante 20 anos com Nobumasa Tsutsui. 

- Hokuto Matsumura (SixTONES) foi anunciado que estaria no elenco do filme em fevereiro de 2024. Na época, tinha acabado de divulgar o filme que protagonizou com Mone Kamishiraishi, "Yoake no Subete". Pouca gente sabe, mas Hokuto é fã do TEAM NACS (de onde Oizumi faz parte) e é formado em Administração Empresarial na Asian University (seu TCC foi sobre veículos movidos a eletricidade).

- Rina Kawaei, que interpretou a irmã mais velha, Nami, foi membro do grupo AKB48 durante os anos de 2010 a 2015. Mas se destaca muito mais atuando - atuou em dois asadora ("Toto Nee-chan" e protagonizou em "Come Come Everybody", como Hinako, a neta de Yasuko, interpretada por Mone Kamishiraishi, e filha de Rui, interpretada por Eri Fukatsu) e recentemente protagonizou no dorama comédia "Dame Mane! Dame na Tarento, Management Shimasu", com Ken Yasuda (que também faz parte do TEAM NACS).

- A banda Mrs. GREEN APPLE já estava de volta do hiato de quase dois anos, e também estava em alta quando foi convidado para fazer a música de encerramento do filme. "Dear", composta por Motoki Omori, foi inspirada na história que deu origem ao filme, já que Omori havia recebido material para fazer a composição. Até então, a banda já havia composto música tanto para filmes como para animes.

- A maioria das cenas foram feitas na província de Aichi, onde é a província natal da família Tsutsui. As locações foram nas cidades de Tsushima, Konan, Nagoya, Kasugai, Toyokawa, Toyohashi e Nishio. Por isso que o filme teve a ajuda de empresas da região de Tokai, como a emissora TV Aichi, o jornal Chunichi Shimbun e as empresas JR Tokai e Dentsu Meitetsu. A empresa de Nobumasa Tsutsui fica na cidade de Kasugai.

- A NPO Heart Savings Project, que presta serviços médicos em outros países como Mongólia, tem como vice-presidente o Dr. Hideshi Tomita, que foi quem ajudou Nobumasa Tsutsui a desenvolver o balão cateter intra-aórtico. O autor do livro, Hidetoshi Kiyotake, deu suporte para o NPO após ter conhecimento sobre a entidade. Uma das cenas no filme, foi um fato real em que um dos voluntários da NPO fez uma cirurgia na Mongólia.

No dia da estréia do filme, a apresentação do diretor Sho Tsukikawa (primeiro à esquerda) e do elenco principal (depois do diretor, a partir da esquerda - Miu Arai, Rina Kawaei, Riko Fukumoto, Yo Oizumi, Miho Kanno, Hokuto Matsumura, Ken Mitsuishi e Shuhei Uesugi)

Fontes: Site oficial do filme, Tokai Medical Products, NPO Heart Savings Project, Aichi Film Comission.

Imagens: Oricon, Model Press, site oficial do filme. 

Comments

Popular posts from this blog

[Dorama Lista] Dez Atores de Doramas que muita gente esquece (ou ignora) - Parte 2

[Actor Profile] Dez doramas e filmes com Ren Nagase

[Dorama Review] "Mystery to iu Nakare" (2022)