[Cine-Pipoca] "Gekijou - Kinou Nani Tabeta?" ("What Did You Eat Yesterday? The Movie", 2021)

ATENÇÃO: Filme e Postagem não recomendados para:

- Pessoas preconceituosas que não aceitam que pessoas do mesmo sexo não podem viver como pessoas comuns na sociedade.

- Pessoas que não até hoje não se conformam de terem atores consagrados interpretando homossexuais.

- Pessoas que resolvem assistir de estômago vazio, porque tem muita comida envolvida.

Sinopse: Shiro Kakei e Kenji Yabuki passam um período de férias em Kyoto, como presente de aniversário que Shiro deu a Kenji. Só que tinha "algo mais" nessa viagem. Ao retornarem, muita coisa muda na vida deles, como família, saúde e futuro. E, claro, acompanhado de uma boa e saudável refeição.

Ficha Técnica: Direção: Kazuhiko Nakae. Baseado no manga do mesmo nome por Fumi Yoshinaga (Morning KC, Kodansha). Roteiro: Naoko Adachi. Produtor-chefe: Masashi Abe. Produtores: Atsushi Sato, Mariko Seto, Daisuke Saito. Supervisor do planejamento: Yusuke Kanda. Fotografia: Gouzou Shibasaki. Iluminação: Go Akabane. Diretor de arte: Shinpei Inoue. Decoração: Keisuke Sakurai. Som: Taiyo Saito. Edição: Shin'ichi Suzuki. Estilista: Takafumi Kawasaki. Guarda-roupa: Miyuki Kato. Auxiliar de direção: Sano King. Gerente de produção: Hirofumi Sakurai. Hair & Make: Haruko Ichikawa, Yuko Sato e Naoko Shibasaki. Auxiliar de roteiro: Yuko Matsumura. Food Coordinator: Shinya Yamazaki. Música: Kaori Sawada. Música de Abertura: "Kaerimichi" de O.A.U. - OVERGROUND ACOUSTIC UNDERGROUND (Toy's Factory). Música de Encerramento: "Daikobutsu", de SPITZ (Universal Music Japan). Agradecimentos Especiais: Panasonic, Horipro, Oishiimono Kenkyujo, Keiko Takemiya. Patrocinadores: S&B Foods e Yamayoshi. Produção Geral: Avex Pictures, The Fool. Produção Executiva: TV Tokyo, Avex Pictures. Cooperação: Kodansha. Distribuição: Toho. Realização: Comitê do Filme "Kinou Nani Tabeta?". Exibido nos cinemas no dia 3 de novembro de 2021 (Japão) e 18 de fevereiro de 2022 (Taiwan).

Elenco: Hidetoshi Nishijima (Shiro Kakei), Seiyou Uchino (Kenji Yabuki), Koji Yamamoto (Daisaku Kohinata), Hayato Isomura (Wataru Inoue), Makita Sports (Hiroshi Miyake), Atsuko Takaizumi (Yoshie Uemachi), Hokuto Matsumura (Go Tabuchi), Misako Tanaka (Kayoko Tominaga), Toshihiro Yashiba (Tominaga), Chan Kawai (Osamu Uemachi), Yurika Nakamura (Shino Koyama), Kaoru Okunuki (Reiko Miyake), Ryosei Tayama (Goro Kakei), Meiko Kaji (Hisae Kakei), Miako Tadano (atendente do supermercado), Marin (Michiru Tominaga), Ben Hiura (Naotsugu Morozumi), Machiko Washio (Mineko Yabuki).

Quem acompanhou a primeira temporada (2019) e o especial de Ano-Novo (2020), aí em novembro de 2021 temos o filme. Nessas alturas do campeonato, vão perguntar por que não lançaram a segunda temporada? Muita gente sabe o que aconteceu em 2020, então é meio que explicado porque muita produção atrasou, tanto na TV como no cinema. Para terem uma idéia, teve filme que foi filmado depois que liberaram do estado de emergência, mas demorou um a dois anos para entrar em cartaz.

Cada capítulo no manga, é uma história fechada, por isso tanto no dorama como no especial e no filme, foram usados diversos capítulos até meio fora de sequência, mas que não alterava muito a cronologia. A história do filme se passa depois do especial de 2020. 

O tema do filme seria "cuidar do que é o mais importante para você", sobre relacionamento familiar, conjugal, sobre as injustiças sociais, renovação e, um dos temas mais recorrentes, o futuro quando entrarem na velhice. Com toques de humor, de tristeza mas com boa comida.

Sobre relacionamento familiar, vemos a decisão de Shiro com os pais a respeito do Ano-Novo, e que apesar de tudo, continuará a ver a família. E pela primeira vez, conheceremos a família de Kenji, no caso a mãe e as duas irmãs. 

A novidade chega na família Tominaga, com a Michiru sendo mãe, para a alegria de Kayoko. 

Como sempre, o relacionamento conturbado de Kohinata e Wataru, a forma que se conheceram, como lidar com um jovem de 30 anos dando salgadinhos de Wasabi Beef.

Um novato no salão Forme que adora fofocas e não tem vergonha de falar o que pensa. Será o novo rival para Shiro???

O elenco principal permanece o mesmo tanto na primeira temporada como no especial de Ano-Novo de 2020, mas temos a presença de mais personagens (sendo que na segunda temporada, Tabuchi tornou-se presença regular, e a mãe e as irmãs de Kenji aparecem no final):

- Go Tabuchi (Hokuto Matsumura): Novato do salão Forme e kouhai de Kenji. Adora ouvir fofocas, fala o que pensa. Tinha uma namorada, a Mikko, que a dispensou porque ela sempre dizia que Tabuchi nunca a apoiava em nada. Desde que passou a morar sozinho, sempre tinha uma namorada, geralmente mais velha do que ele, pois a última vez que teve uma namorada mais nova, ela quem terminou com ele. Apesar de seu jeito muito sincero demais, tem boa comunicação com as clientes. Responsável por fazer Kenji mudar de visual por ter descoberto que estava perdendo os cabelos.

- Mineko Yabuki (Machiko Washio): Mãe de Kenji. Mora em Saitama e tem um salão dentro da própria casa. Criou Kenji e as duas filhas sozinha, já que o pai deles, Kenichi, raramente aparecia, e quando aparecia era atrás de dinheiro. Quando Kenji revelou à mãe que era gay, ela o deserdou, dizendo que nunca mais queria vê-lo. Mas foi somente depois do funeral de Kenichi que Mineko voltou a conversar com o filho, depois de muitos anos sem contato. Queria que Kenji assumisse o salão, caso falecesse. Mora com as duas filhas, Masae e Chieko.

- Naotsugu Morozumi (Ben Hiura): Morador de rua que foi detido por briga e posteriormente acusado de assassinato. Osamu e Shiro tentaram defendê-lo mesmo com testemunhas alegando que se tratou de um acidente, mas Morozumi foi condenado a nove anos de detenção. Recusou a ajuda de Osamu e Shiro para um novo julgamento, dizendo que ninguém acreditaria em pessoas como ele, que seriam uma escória para a sociedade, e que Osamu e Shiro nunca saberão o que é ser uma pessoa vista com desprezo pela sociedade.

- Mikko (Miwako Wagatsuma): Ex-namorada de Tabuchi. Morava junto com ele. Nunca tinha apoio de Tabuchi para nada, mas foi ele quem terminou com ela, quando Mikko havia decidido não abrir a cafeteria por sugestão de outra pessoa (sendo que Tabuchi havia alertado antes).

- Masae (Mayumi Myosei) e Chieko (Mayumi Kanetani): Irmãs de Kenji que moram com a mãe. No manga, Masae é casada e tem dois filhos, mas não informa o sobrenome de casada.

Trivia e Curiosidades:

- A primeira parte do filme, a viagem de Shiro e Kenji para Kyoto, realmente foi filmado em Kyoto, e as locações onde os dois passaram, que constam no manga, são reais, como:

Heian Jingu: 

Nanzenji: No filme, Shiro e Kenji posam para fotos no arqueduto.


Junbuzan Kodaiji (ou Kodaiji)


Yasaka-doori: Onde fica o Yasaka Pagoda.

Yasaka Koshin-do (ou Daikoku-san Kongou-ji Koushin-do): O templo é próximo ao Kiyomizudera. O local é famoso por seus visitantes em pendurar os talismãs - chamado kukurizaru, um artefato em formato de bola feito de tecido, representando os três macacos sagrados, e que os visitantes escrevem seus pedidos e penduram no portal do templo.



Nishiki-Ichiba: Um dos mercados mais populares de Kyoto, onde existem lojas tradicionais de comida, restaurantes e pequenos mercados que vendem produtos diversos. Na abertura do filme, Shiro e Kenji foram em diversos lugares, como Kai, onde vendem o takotamago, que é um polvo recheado com um ovo cozido.



Hinode Udon: Estabelecimento onde serve o curry udon, onde Shiro e Kenji foram almoçar. O mesmo estabelecimento é mencionado no manga, com direito a endereço e tudo.


Aburimochi Kazariya: Um estabelecimento que serve mochi assado como se fosse yakitori. Também aparece na abertura do filme.

Nanzenji Yachiyo: pousada (ryokan) onde Shiro e Kenji passam a noite. Fica próximo a Nanzenji e Kodaiji.


- Quando Shiro diz a Kenji que Nanzenji era o cenário dos filmes de suspense que Kenji gosta, este menciona o nome do ator Eiichiro Funakoshi, que protagonizou muitos filmes do gênero policial com suspense em lugares antigos.

- O episódio das maçãs que Yoshie Uemachi ganha de um cliente e dá uma boa parte para Shiro, está no capítulo 30 do manga. Yoshie menciona o relacionamento que tem com a nora, mas no manga, ela conta o motivo de não se dar bem com a nora Haruna (Yoshie ficou viúva muito cedo e a sogra nunca a perdoou pelo fato da nora ser advogada do que ser dona de casa, o que aconteceu agora com a Haruna que preferiu ser dona de casa a trabalhar fora).

- A partir do volume 10 do manga que Kenji passou a ter cabelo curto e mais claro. O motivo é que Tabuchi, ao cortar o cabelo dele, notou que Kenji estava com os fios mais finos. Uma das alternativas que encontrou, foi realmente deixar a permanente de lado e deixá-los mais curtos. Até o presente momento, no manga, Kenji continua com esse visual mais novo.

- Pelo fato do personagem Wataru Inoue (interpretado por Hayato Isomura) ser viciado nas batatas fritas Wasabi Beef da Yamayoshi, a empresa fez campanha junto com o filme, assim como a empresa de condimentos S&B Foods (cujos produtos aparecem no filme).

- Embora tenha sido filmado em 2021, a história se passa no final de 2019 para 2020 - dado na cena do Ano-Novo aparecer os enfeites com o tema de rato, que era o animal que representava 2020.

- Os pratos apresentados no filme (e no dorama), exceto quando têm cenas em restaurantes, as receitas estão nos livros que a editora Kodansha publicou para divulgação do dorama e filme. Atualmente são três volumes.

- Um dos motivos de terem creditado a mangaka Keiko Takemiya é justamente por causa de seu manga mais famoso - "Kaze no Ki no Uta", de onde surgiu o apelido "Gilbert", dado pelo Shiro ao se referir ao Wataru, já que Kohinata diz que Wataru é lindo como Gilbert, o protagonista da história de Takemiya.

Em um dos eventos de divulgação do filme para a imprensa e para o público, da esquerda para direita, o diretor Kazuhiko Nakae e os atores Hayato Isomura, Seiyou Uchino, Hidetoshi Nishijima, Koji Yamamoto e Hokuto Matsumura.

- O ator Hayato Isomura, que interpreta Wataru Inoue, ganhou o prêmio de ator revelação no 45a. edição do Nihon Academy por sua interpretação neste filme e em "Yakuza to Kazoku The Family". Na mesma cerimônia, o ator Hidetoshi Nishijima, que interpreta Shiro Kakei, tinha levado o prêmio de melhor ator mas pelo filme "Drive My Car"

Nota da autora do post: Por mais que a série aborde muito a parte de refeições, a satisfação em fazer e degustar, ela aborda também:

- Mostra que parceiros do mesmo sexo podem sim, viver como qualquer casal heterossexual. Afinal, eles precisam trabalhar para poder pagar as despesas da casa, como aluguel, água, luz, gás, comida e impostos.

- Muitas pessoas - inclusive família - podem até entender a opção sexual das pessoas, mas na teoria. Quando é na prática, como aconteceu na primeira temporada quando Shiro levou Kenji para seus pais conhecerem, Hisae ficou doente depois disso. Ou seja, na teoria, entendem, mas na prática, o choque chega a ser maior. Foi a partir dessa atitude que Shiro havia decidido não visitar mais os pais no Ano-Novo (porém, com a insistência de Kenji, pede para que Shiro visite sempre os pais enquanto puder).

- Obviamente isso varia de pessoa para pessoa - enquanto os pais de Shiro entendem a opção do filho mesmo no fundo tentando aceitar, e o filho ainda tendo contato direto com os pais, a mãe de Kenji demorou muito para aceitar a opção do filho, ou seja, percebeu que o filho não se perdeu na vida depois que Kenji foi levar as cinzas do falecido pai para a família.

- Shiro, Kenji, Kohinata e Wataru fogem um pouco do estereótipo traçado quando se tratam de pessoas homossexuais - eles possuem profissões comuns, mesmo sendo profissionais liberais (advogado), executivo (gerente de uma empresa de entretenimento), parte de cosmeticologia (cabelereiro e hair stylist) ou mesmo autônomos. Embora Kenji tenha um jeito mais "delicado" e ser muito dramático (bem, e quem não é?), ele sabe ser bem sério. Wataru é o típico manipulador, enquanto Kohinata seria submisso. Shiro é o típico sério mas não sai do armário especialmente no trabalho para não arruinar a carreira. 

- Pessoas marginalizadas na sociedade: quando Osamu e Shiro tentam ser advogados de defesa de Morozumi, um morador de rua detido por briga e depois por suspeita de assassinato, o acusado pede para deixá-lo em paz por ser uma pessoa discriminada pela sociedade, e que nem Shiro e nem Osamu sabem o que é isso (quando a câmera mostra a expressão de Shiro, dá pra notar que Shiro entende o que é ser uma pessoa em que a sociedade não vê com bons olhos, por ser homossexual).

- Na mesma parte, quando Shiro diz a Osamu que era melhor atender o pedido de Morozumi e deixá-lo em paz, Osamu retruca dizendo que "isso não é coisa que alguém que trabalha com leis pode dizer". Ou seja, pede para que Shiro não desista. Seria uma mensagem subliminar para que as pessoas não desistam de brigar pelos seus direitos e combater as injustiças sociais.

Fontes e Imagens: Kinou Nani Tabeta Home Page, panfleto e official book do filme, Departamento de Turismo de Kyoto, Locações Kanagawa, Twitter Oficial.

Comments

Popular posts from this blog

[Dorama Lista] Entregando de Corpo e Alma no Personagem

[Dorama Topic] Clichês de Keiji Dorama (ou Dorama Policial)

Explicações