Doramas e Filmes Japoneses assistidos durante a temporada da Primavera de 2024 (Abril a Junho)

Entra temporada, sai temporada, e a gente que é dorameira fica ansiosa pra saber quais os doramas, especiais que sairão, quem vai atuar, como vai ser a música-tema, etc. E como sempre, a autora aqui fica devendo a resenha de muito delas e a lista só aumenta.

Quem pensa que temporada de primavera seriam temas mais leves, românticos, eu pelo menos, vou ter que rever meus conceitos, ao menos nesta temporada, porque a maioria que eu assisti foram temas muito angst, amores não-correspondidos... E nem posso reclamar porque tem uma mangaka que eu gosto e ela ama temas assim.

Mas teve temas mais profundos, como sistema judiciário, survival games, investigativos, medicina... Afinal, todas as temporadas têm tudo o que é tema, basta assistir a que mais gosta, e no fim acaba assistindo até aqueles que nem esperava. 

Só lembrando que a lista apresentada nesta postagem são os doramas e filmes que eu assisti. O restante, vai com o tempo, já que a maioria felizmente streamings como Netflix, prime video, U-NEXT, Hulu, Lemino, etc. disponibilizaram pro pessoal assistir (aí posso assistir com calma).

Entre parênteses, a emissora e data que foi transmitida.

1. ANTI-HERO (TBS, 14 de abril a 16 de junho): Um advogado que é capaz de provar a inocência de um condenado mesmo tendo a convicção de que é completamente culpado e conseguir sua absolvição. Às vezes, por um mínimo detalhe, o bem e o mal acabam tendo papéis invertidos.

Os doramas da TBS que são transmitidos aos domingos, nove da noite, costumam trazer temas bem mais "pesados" e com elenco de primeira, e a grande maioria deles acabam tendo altos índices de audiência. "ANTI-HERO" não foge à regra, já que trata de um tema jurídico contendo elementos de erro judiciário, manipulação de dados e provas, traição, reviravoltas, eliminação de provas, confissão forçada. Quem menos você espera, acaba sendo do lado do mal.

(E o elenco foi o melhor possível, inclusive pessoas quem menos a gente esperava aparecer, apareceu!)

2. 366 Nichi (Fuji TV, 8 de abril a 17 de junho): Asuka Yukihira trabalha como recepcionista em uma escola de música e recebe o recado de que a escola onde estudou seria demolida em breve e participa de uma reunião de seus ex-colegas. Nesta reunião, reencontra Haruto Mizuno, que no passado era apaixonada por ele, mas nunca teve coragem de demonstrar seus sentimentos. Na reunião Asuka e Haruto descobrem que ainda um tinha sentimentos pelo outro. Mas, no dia seguinte, Haruto sofre um acidente e isso acaba mudando a vida deles e das pessoas que estavam ao redor.

Confesso que já o segundo getsukyu* seguido que faz a gente sofrer, mas ao mesmo tempo faz a gente refletir muito sobre as oportunidades que temos que aproveitar, aceitar as duras realidades que sofremos no caminho, e não perdermos as esperanças. Muitas vezes, a pessoa certa está ao seu lado e nunca percebemos.

Dois detalhes: parte do dorama foi filmado em Ryuugasaki, na província de Ibaraki, e no final de cada episódio, a música "366 Nichi", original da banda HY, é interpretada em dueto com um artista diferente, como Takuya Ohashi (do Sukima Switch), Sho Yonashiro (J01), Takanori Nishikawa, entre outros.

*Getsukyu = termo usado na TV japonesa, especialmente pela Fuji Television para designar doramas que são transmitidos todas as segundas-feiras, nove horas da noite, tido como um dos horários de maior audiência, bem como sendo horário nobre. Antes, quem atuava nessa grade de horário, ganhava grande prestígio.

3. 95 (TV Tokyo, 8 de abril a 10 de junho): A história de um grupo de adolescentes do mesmo colégio em 1995 no qual desafiam as regras do sistema social regido por adultos e protegendo o que é importante para eles.

O dorama retrata como era o Japão, especialmente Tóquio em 1995, ano em que houve o terremoto de Hanshin-Awaji e o atentado do gás sarin no metrô. Era a época em que jovens começaram a usar aparelhos celulares, pocket bell, a música era o eurobeat e rock, haviam as gangues rivais como os Teamers que aterrorizavam Shibuya, e as adolescentes praticavam enjo kosai (prostituição em troca de dinheiro e favores).

Uma história que mostra o passado e o presente dos envolvidos, as decisões que tomavam e o destino de cada um.

4. Omukae Shibuya-kun (Kansai TV, 2 de abril a 18 de junho): A história de um jovem ator promissor que é superprotetor de sua irmãzinha e acaba se apaixonando pela professora dela, que mais se preocupa com o trabalho do que ter um romance.

Comédia romântica entre um jovem ator que nada sabe sobre romance e uma professora de jardim-de-infância que mais se preocupa com o trabalho do que ter novamente um relacionamento amoroso. Além da diferença de idade entre eles, a inexperiência de um e o passado de outra, criam situações divertidas, chegando até a afetar no trabalho de ambos.

Detalhe que um dos trabalhos que o jovem ator faz, é BL escolar. Mas as cenas são tão desastrosas que beiram ao cômico mesmo.

5. Blue Moment (Fuji TV, 24 de abril a 26 de junho): No Instituto de Pesquisas Meteorológicas tem uma equipe que é destinada a trabalhar em resgatar vidas em situações de condições climáticas perigosas. O chefe da equipe tem que enfrentar as dificuldades apresentadas no resgate, enquanto sua assistente embora seja muito esforçada, é precipitada.

Baseado no manga do mesmo nome de Kana Ozawa e que já tinha terminado um mês antes do dorama ir ao ar (são três volumes), são poucos os doramas que trazem um enredo sobre resgate de pessoas em condições climáticas precárias.

6. Tokusou 9 Season 7 (TV Asahi, 3 de abril a 5 de junho): Novamente a equipe especial de investigação da Polícia Metropolitana de Tóquio enfrenta diversos casos tidos como sem solução, e também mudanças em suas vidas.

A série é conhecida desde a época que se chamava "Keishicho Sousa Ikka 9 Gakari", que durou 12 temporadas, e manteve quase todos os membros originais. É tido como uma das melhores séries investigativas da emissora TV Asahi (outra série da emissora que tem alto índice de audiência é Aibou), por trazer o lado humano nas investigações.

7. Tokyo Tower (TV Asahi, 20 de abril a 15 de junho): O romance entre um estudante universitário de 21 anos e uma arquiteta casada e vinte anos mais velha.

Quem assistiu o filme de 2005 (eu, inclusive), vai perceber muitas diferenças, mas o foco principal não muda. Inclusive, a versão dorama foi supervisionada pela autora do livro, Kaori Ekuni (no evento do lançamento do dorama, a autora disse que não se inspirou em nenhuma pessoa para idealizar os personagens).

8. [Filme] Yomei Ichinen no Boku ga, Yomei hantoshi no Kimi to Deatta Hanasu (NETFLIX, 27 de junho): Um estudante do último ano do colegial pensa em se inscrever para uma das maiores exposições de arte quando descobre que tem um tumor no coração e deram a ele um ano de vida. No hospital, conhece uma menina de 17 anos, que também gostava de arte como ele, e devido a uma longa enfermidade, deram à ela, seis meses de vida. Ambos decidem aproveitar o tempo que lhes restam para fazerem coisas que antes não davam importância.

Nota: Quem for procurar pelo título fora do Japão, saiu como "Drawing Closer". 

9. [Especial] Black Jack (TV Asahi, 30 de junho): Black Jack é um médico conhecido por muitos como sendo o "gênio", capaz de salvar vidas tidas como perdidas. Seus atos podem ser altruítas para quem realmente necessitam, como podem ser mesquinhos para quem merecem uma lição de humildade.

Baseado no manga do mesmo nome, criação de Osamu Tezuka, "Black Jack" traz uma série de contos sobre um médico tido como um gênio mas que não possui licença para exercer a profissão, por isso realiza de forma discreta e sigilosa, apesar da fama que possui perante outras pessoas. O especial de 2024 reproduz as histórias "Onde tem um médico?" (o primeiro episódio) e "A Doença da Cara de Leão" (episódio 33). (O interessante seria ler o manga e assistir ao anime pois é uma história complexa.)

*****

Como eu havia mencionado, têm outros que estão na minha lista e, felizmente estão disponíveis nos streamings como Netflix, Hulu, Lemino, prime video, etc., porque acabei esquecendo/perdi episódio/horário ingrato (no caso de Yakusoku, que passou tarde da noite), mas vou fazer aos poucos, porque mal terminaram os da temporada de Primavera, já entraram os do Verão.

Motivo: este ano de 2024, são os Jogos Olímpicos da Era Moderna em Paris, e a programação com certeza vai mudar por causa da transmissão, ainda mais por causa do fuso horário.

Imagens: TBS, Fuji Television, Kansai Television, TV Asahi, Netflix, Drama Clover.

Comments

Popular posts from this blog

[Dorama Lista] Entregando de Corpo e Alma no Personagem

[Dorama Topic] Clichês de Keiji Dorama (ou Dorama Policial)

Explicações