[Dorama Topic] Uma Pequena Explicação sobre Dorama e Relacionados
Nota da autora: na época da postagem, muita gente falava j-dorama ou j-drama para referir às novelas japonesas. E meu modo de postar era completamente diferente do que sou hoje. Então, esta postagem vai estar bem diferente do que eu havia postado uns 13 anos atrás.
Dorama é a forma como os japoneses pronunciam "drama", que seriam histórias serializadas para a televisão (e atualmente para plataformas de streamings como Netflix, amazon prime, hulu, etc). Diferente das novelas brasileiras e séries norte-americanas e européias, os doramas possuem duração mais curta - de dez a doze episódios, transmitidos semanalmente - e duram uma estação do ano, ou seja três meses. Vez ou outra acontece de ter mais temporadas, ou acabar tendo um episódio especial.
Algumas características de um dorama, mas lembrando que isso não é padrão para todos:
- Duram de dez a doze capítulos, com meia hora ou uma hora cada, ou seja, o equivalente a três meses, ou uma estação do ano.
- São transmitidos semanalmente.
- Todo mundo é devidamente creditado, desde o ator principal até quem serviu a comida para a equipe toda. Se tiver participação especial, também.
- Os temas são variados, mas as emissoras procuram adequar o tema com a temporada que está sendo transmitida. Obviamente não vão colocar tema de Natal em plena primavera, por exemplo (mas já teve).
- A maioria é adaptação de algum livro ou manga, mas existem obras originais.
- Por durar pouco, não tem como enrolar muito a história. Pode haver, sim, mas depende muito da trama.
Aí existem as variantes dos doramas, que já não encaixam no que mencionei anteriormente:
1. Taiga dorama: Nome dado pela emissora NHK para doramas de caráter histórico, da era do xogunato. É baseado na vida de algum xogum ou reformista, tem duração de uma hora, transmitido semanalmente aos domingos à noite, durante o ano todo, ou seja, chegam a ter de 40 a 50 capítulos, porque conta toda a saga do personagem.
2. Asadora: Nome dado pela emissora NHK para doramas transmitidos no período da manhã, em capítulos diários, com quinze minutos cada, chegando a ter mais de 100 episódios. São histórias mais leves, a maioria sobre algum personagem que viveu durante a era Meiji em diante. Normalmente a protagonista é mulher, o que chamamos de "heroína".
Tanto o taiga dorama como o asadora são ambientados em outras províncias do Japão, o que faz com que o público conheça melhor a cidade onde o personagem viveu, estimulando o turismo local. Inclusive, as cidades onde ambientaram o dorama, chegam a fazer propaganda para divulgação.
3. Shindora: Nome dado pela emissora NTV (Nippon Television) para doramas transmitidos na madrugada de segunda para terça-feira. Criado para que os idols menos conhecidos da Agência atuem, e os enredos são baseados em mangas menos conhecidos do público geral.
4. Oshidora: Nome dado pela emissora TV Asahi para doramas transmitidos aos sábados, onze da noite. O termo oshi significa o favorito, que se tornou comum entre jovens da Geração Z e ganhou força devido ao sucesso de Oshi no Ko. Os protagonistas são membros da Agência mais conhecidos e os temas são mais voltados ao público mais adulto.
Tanto o shindora como oshidora seriam renzoku dorama, com dez a doze episódios.
5. Yorudora: Usado pela NHK para designar doramas diários mas no horário noturno. Os temas seriam de cunho um pouco mais pesado ou dramático, o contrário do citado asadora.
6. Keiji dorama: Doramas com temática investigativa ou dorama policial. A TV Asahi reserva as noites de quarta-feira para exibir doramas desse gênero que já batem mais de 20 temporadas, mas trazem boa audiência.
Esses são os mais conhecidos, mas obviamente farei postagem individual de cada gênero apresentado, porque ultimamente muitas emissoras criaram diversas denominações para horário de doramas.
Imagens: PR Times, NHK, NTV, TV Asahi.
Comments
Post a Comment